top of page

Geleiras

Estrutura morfológica


A geleira ou glaciar é uma enorme massa de gelo composta por uma grande quantidade acumulada de neve, que demanda um tempo considerável para sua formação, chegando este processo a extremos de 30 mil anos. Esse fenômeno ocorre principalmente nos pólos ártico e antártico, onde a temperatura é menor que outros lugares.

Processo de formação e explicação do porquê as geleiras serem formadas por água doce:
Quando ocorre a evaporação da água do mar,o sal não evapora com a água, formando, então, nuvens que carregam água doce. Quando essas nuvens se encontram com temperaturas inferiores a 0°C, o vapor da água se condensa, formando cristais de gelo, que causa o fenômeno meteorológico conhecido como neve. Depois de ser depositada sobre um local, a neve sofre um processo onde há o arrefecimento e cristalização de um fluido. No caso da geleira, a água sofre esse arrefecimento (em outras palavras, suas moléculas vão se aproximando) e esta começa a endurecer e dar origem a cristais de gelo. Várias deposições de camadas de neve vão criando uma enorme pressão sobre as camadas antigas fazendo com que grandes cristais de gelo se formem. Sendo assim, podemos entender que as geleiras são formadas por acúmulo e cristalização de neve, que, por sua vez, é formada de água doce.

geleira
geleira de montanha

Principais localizações das formações de geleiras: 

Existem grandes geleiras nas áreas planas próximas às altas latitudes, ou seja, nas regiões polares. A Antártica, por exemplo, abriga a maior geleira do planeta: 14 milhões de quilômetros quadrados. A Antártica, por sua vez, num curto período, registrou um degelo de 3 mil quilômetros quadrados, consequência de uma elevação de 2,5 °C na temperatura. Além desses locais, há outras áreas que ocorre a formação de geleiras, confira no mapa demonstrativo abaixo:

Passe o mouse para visualizar 

Tipos de geleiras existentes e suas características:

Essa divisão foi criada com o intuito de melhor estudá-los e classificá-los, com base no tamanho e na forma. Existem dois tipos de geleiras: 


Geleiras de vale ou alpinas: são rios de gelo que se formam nas partes mais altas das cordilheiras montanhosas onde há acúmulo de neve, na maioria dos casos, em vales pré-existentes, onde a água vai se transformando em gelo através do caminho em que flui. A grande maioria destas geleiras ocupa a largura total de um vale, sendo capaz de afundar a sua base rochosa sob centenas de metros de gelo. Pode-se encontrar geleiras de vale em climas mais quentes, porém, estes serão encontrados nos topos dos picos das montanhas mais altas.


Veja abaixo algumas imagens de Geleiras de vale:

Geleiras continentais ou inlândsis: É bem maior do que a geleira de vale, sendo constituída por um manto de gelo de movimentação extremamente lenta, daí surgindo seu outro nome de inlândsis. Os maiores inlândsis atualmente cobrem grande parte da Groenlândia e Antártida. O gelo glacial da Groenlândia e da Antártida não se encontra confinado a vales de montanha, ao contrário, cobrem quase toda a superfície sólida destes territórios. Em seu ponto mais alto, no meio do território, o gelo atinge espessuras superiores a 3200 metros de altura. A partir desta área central, a superfície do gelo inclina-se ao mar por todos os flancos. Em um costa montanhosa, a geleira irá dividir-se em línguas glaciárias estreitas, fazendo lembrar geleiras de vale que circundam as montanhas, atingindo o mar, então quebrando-se e dando origem aos icebergs.


Veja abaixo algumas imagens de Geleiras continentais:

Principais animais que vivem nas geleiras:

Urso Polar

Um dos maiores predadores terrestres do mundo, o urso polar pode ser encontrado ao longo do Círculo Polar Ártico - no Canadá, Alasca nos Estados Unidos, Gronelândia, Rússia e Noruega (o arquipélago Svalbard)

Clima e temperatura:
O clima nas geleiras é o mais frio da terra, sendo a menor temperatura, elas também tende a ter o clima mais seco com uma temperatura de -89.2°C com uma média anual de Precipitação entre 30 e 70 mm, fazendo com que a neve nunca derreta e é comprimida ate transformar- se em geleiras.

Vegetação presente nas geleiras:

Tundras

Devido às condições climáticas das regiões polares ou glaciais, praticamente não existe vegetação arbustiva e arbórea ou superior. 

A Tundra é uma formação vegetal própria do clima polar ou glacial, ela é muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquens. 

Veja a seguir os tipos de tundras existentes;

Derretimento das Geleiras:

O derretimento das Geleiras é uma fatalidade, pois o gelo deste local está sobre as águas, ou seja, ao derreter o nível dos mares pode aumentar significativamente. Para saber mais sobre o assunto, acesse nossa página de preservação, clicando abaixo.

bottom of page