top of page

Preservação e Impactos Ambientais

A Ética quando relacionada com a preservação ambiental 

 

A ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. E quando relacionamos a ética com o meio ambiente, estamos destacando os principais impactos ambientais provenientes das ações dos homens. E consequentemente maneira que ocorre a preservação e valorização do meio ambiente. Sendo assim surgem os principais questionamentos: a preservação dos ambientes aquáticos é eficaz atualmente? E quais ações nós, como cidadãos, podemos tomar diante tamanha poluição?

Impactos nos Oceanos e luta contra os canudos plásticos 

Nos últimos anos, a discussão sobre os impactos ambientais vem ganhando tamanha relevância. Líderes mundiais estão se mostrando preocupados com as situações que o planeta terra vem demonstrando. O aquecimento global se tornou algo realmente preocupante e alarmante. Além disso, podemos ver que os movimentos a favor da preservação da vida marinha vem se destacando e ganhando atenção de todos. Você já deve ter ouvido nos jornais sobre a preocupação com o uso de canudos de plásticos, e o quanto esse uso prejudica e danifica a vida marinha. A luta contra o plastico ocorre há muitos anos, porém a luta contra os canudos de plástico se mostrou relevante nos últimos anos, motivado principalmente por um vídeo gravado na Costa Rica, no qual mostra um canudo sendo retirado da narina de uma tartaruga marinha. Veja abaixo o vídeo:

Como visto no vídeo acima, o uso do canudo plástico é definitivamente um problema alarmante. De acordo com pesquisas, são usados cerca de 500 milhões de canudos plásticos por dia nos EUA. Porém desde 2018 até hoje, essa luta contra a poluição vem aumentando, e hoje, grande parte da população escolhe usar canudos biodegradáveis, que não prejudicam a natureza. 

Derretimento das Geleiras e Aquecimento Global 
 

O derretimento das geleiras é um dos grandes impactos ambientais decorrentes do aquecimento global, esse derretimento vem trazendo inúmeros problemas para o Planeta Terra, sendo eles de curto ou longo prazo. De acordo com o professor de climatologia, Anders Levermann, do Instituto de Pesquisa Potsdam, nos últimos 100 anos, 35% da elevação do nível do mar no mundo ocorreu devido ao derretimento das geleiras. Além disso, esse impacto afeta diretamente em algumas espécies de animais presente nas regiões de geleiras. Temos como exemplo, os ursos polares, sendo que, a medida que o clima esquenta e as camadas de gelo se dissolvem, eles ficam expostos a um ambiente desconhecido. Para que você consiga ter noção do quão grande é esse impacto, veja abaixo um vídeo mostrando o derretimento das geleiras ao longo dos anos no ártico:
 

Pesca predatórias em Lagos e Rios

 

Para entendermos melhor sobre quais tipo de pescas são consideradas predatórias, ou seja, ilegal, conversamos com o policial ambiental Pedro Reis. Veja no vídeo abaixo as informações que conseguimos por meio dessa entrevista:

Quais principais ações nós como cidadãos podemos fazer para reduzir os danos aos ambientes aquáticos?

 

Reduza a sua pegada ecológica e o consumo de energia:

Reduza os efeitos das alterações climáticas nos oceanos, deixando o carro em casa, sempre que possível, e tome consciência do seu consumo energético tanto em casa, como no trabalho.

Prefira peixe e marisco saudáveis e sustentáveis:

Quando comprar peixe e marisco ou jantar fora, ajude a reduzir a procura de espécies sobre-exploradas, ao optar por aquelas que sejam, simultaneamente, saudáveis e sustentáveis.

Consuma menos plástico:

Prefira uma garrafa de água que possa reaproveitar, acondicione os alimentos em recipientes reutilizáveis, leve consigo um saco de pano ou outro reutilizável, quando for às compras e recicle sempre que possível.

Cuide das praias:
Quer goste de mergulhar, fazer surf ou simplesmente relaxar na praia, assegure-se de que deixa o espaço limpo. Explore e desfrute dos oceanos sem interferir com a vida selvagem, remover pedras ou arrancar corais.

 

Derretimento das calotas polares e Aquecimento Global

Reduzir o consumo de carne bovina: A agropecuária é um dos grandes responsáveis pela emissão de gases prejudiciais ao planeta terra, por isso  repense sua alimentação. Diminua o consumo de carne bovina, procurando substitui-la, quando possível, por outras fontes de proteína, preferencialmente vegetais.

Evite o uso de copos e canudos descartáveis: Esses utensílios são usados por poucos minutos e sua produção emite gases de efeito estufa, além de serem produzidos a partir de matéria prima fóssil, de um subproduto do petróleo.

Evite o uso de automóveis sem necessidade: faça percursos a pé ou de bicicleta. Os veículos, na queima de combustíveis, emitem gases de efeito estufa.

Diminua a sua quantidade de lixo: Ao diminuir o volume de resíduos, menos terá que ser transportado seja para aterros sanitários, seja para reciclagem, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa nesse transporte.

Pesca predatória e poluição nos lagos e rios 

Não descarte o óleo de cozinha no ralo. Guarde o produto em uma garrafa e entregue para uma cooperativa para que possa ser transformado em sabão;

Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas e embalagens, em rios, lagos e mares;

Não descarte medicamentos ou outros materiais no vaso sanitário. Algumas farmácias fazem a coleta de remédios vencidos;

Não pesque em lugares ilegais ou de maneira predatória;

Denuncie qualquer atividade ilegal envolvendo lagos e rios, como por exemplo a pesca predatória; 

Se você deseja ajudar mais, veja abaixo algumas Ongs que contribuem para a proteção dos ambientes aquáticos:

Pacaya-Samiria-National-Peserve-Amazonia

Associação de Defesa dos Rios e do Meio Ambiente

Eco Rios

71476323_2523826464330653_47279065750317

ONG de proteção dos mares mais ativista do mundo e conta com a participação efetiva de milhares de voluntários em todo o planeta.

Sea Shepherd Brasil

71497427_10156645796247543_5787529664708

organização global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos.

Greenpeace Brasil

bottom of page